Nas histórias mitológicas, Quimera aparece como uma figura com aparência híbrida de diferentes animais. ... Embora o mito de Quimera se refira a um animal específico, na história da arte esta criatura tem sido representada de diversas formas e, por este motivo, fala-se das quimeras.
Quimera também um substantivo feminino que indica uma esperança ou sonho que não é possível alcançar, uma utopia. Por esse motivo, alguns sinônimos para quimera são: devaneio; fantasia; ficção; imaginação. Veja também o significado de utopia.
Seres quiméricos são criaturas que têm duas ou mais espécies unidas num único corpo.
Aparência. Sua aparência é descrita de forma diversa nas várias narrativas mitológicas ou nas artes plásticas. Por exemplo: Cabeça e corpo de leão, com duas cabeças anexas, uma de cabra e outra de dragão, ou só uma cabeça de cabra.
A quimera é um peixe cartilagíneo, parente dos tubarões e das raias. ... Ao contrário dos seus parentes mais próximos, tem um opérculo que recobre a câmara branquial, característico dos peixes ósseos. A primeira barbatana dorsal é erétil e tem um espinho ligado a uma glândula de veneno.