Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.
No caso do hiperônimo, a palavra tem sentido amplo, abrangente; já no hipônimo, temos um sentido mais específico. Pode-se dizer, então, que a palavra "leguminosa" é hiperônimo de feijão. Da mesma forma, "feijão" é hipônimo de fruta.
► Hipônimos: Do grego hyponymon (hypo = debaixo, inferior/ onymon = nome), são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras.
A palavra "calçados" é um todo (hiperonímia) e a ela estão ligadas outros vocábulos como "sandálias", "botas", "sapatos", "chinelos", "tênis" etc. Estes outros vocábulos são os hipônimos de "calçados"; "Bem-te-vi", "patativa", "curió".
Hiperonímia = como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que desse todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas.
O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: "cachorro" é um hipônimo de "animal"; "vira-lata" é um hipônimo de "cachorro"; ipso facto, "animal" é o hiperônimo de "cachorro", de "boi", de "cavalo", e assim por diante.
São as palavras que apresentam pequenas diferenças na escrita e na pronúncia, e também têm significados diferentes.
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia.
Resposta: faca, fuzil e bomba. O poema Bomba Suja de Ferreira Gullar apresenta os hipônimos de arma como faca, fuzil e bomba. ... Por sua vez, os hipônimos são palavras com sentido mais específico.
Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.