descrevem o hábito de estudo como uma habilidade que o aluno desenvolve de forma consciente para alcançar a realização de atividades de forma concentrada e persistente. É um processo contínuo que visa adquirir componentes necessários à prática do estudo, como motivação para estudar e estratégia de aprendizagem.
Por que isso é importante? Porque é justamente o que você vai usar para conseguir estudar com mais eficácia. Hábitos acontecem porque a todo o momento o nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforço. O cérebro tenta transformar toda ROTINA em HÁBITO.
Como desenvolver o hábito de estudar?
Dormir bem é sinônimo de melhores resultados É importante ressaltar que é durante o sono que o aprendizado e o conhecimento são concretizados — logo, dormir pouco e mal afeta a capacidade de absorver novos conteúdos. Além da memória, o equilíbrio e a criatividade também estão relacionados com o sono.
Estudar todos os dias é muito importante porque além de ajudar as pessoas a desenvolverem uma postura de estudante, essa ação ainda pode transformar esse comportamento ou decisão em um hábito automático que o ajudará a estudar com mais eficácia.
Estudos apontam que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a nossa capacidade de aprender. Quanto mais estudamos e exercitamos o cérebro, mais protegido ele estará de doenças de degeneração, como o mal de Alzheimer, por exemplo.
Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes. Faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo.
É a prática de atenção que é importante enquanto você estabelece o hábito: você está treinando a si mesmo para dar atenção proativa para seu desenvolvimento pessoal e sua vida. ... Quando você estabelece esse tempo diário na sua vida, você vai começar a sentir-se mais em controle da sua vida.