Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas. ...
superfície da América do Sul, limitando-se ao Norte com a Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Caribe; a Leste com o Atlântico Sul; a Oeste, com a Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru e Oceano Atlântico; ao Sul, com o Uruguai; a Oeste, com a Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru e, a Noroeste, com a Colômbia, ...
Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países. ... O governo de um país só pode criar e impor leis dentro de suas fronteiras, por exemplo.
Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.
A fronteira é uma faixa do território situada em torno dos limites internacionais. No Brasil, a fronteiras são as delimitações dos países, divisas são as delimitações dos estados, e limites são as delimitações dos municípios.
A extensão das fronteiras terrestres brasileiras é a terceira maior do mundo, atrás apenas de China e Rússia. Trata-se de 1,4 milhão de km² de área total em mais de 15 mil km de comprimento e 150 km de largura de faixa. A costa brasileira apresenta uma fronteira marítima de 7.367 Km2 com o Oceano Atlântico.
Fronteira marítima é uma divisão conceitual de áreas de superfície de água da Terra que usam critérios fisiográficos e/ou geopolíticos. Como tal, normalmente inclui áreas de direitos nacionais exclusivos sobre recursos minerais e biológicos, englobando recursos marítimos, limites e zonas.
Fronteiras do BrasilPaísComprimento (km)Estados brasileiros fronteiriçosGuiana1 606Pará RoraimaParaguai1 365Mato Grosso do Sul ParanáPeru2 995Acre AmazonasSuriname593Amapá Pará
Fronteira é o limite entre dois países, exemplo Brasil e Bolívia. As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um País, a sua base física.