As fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que não se renovam, ou seja, são esgotáveis. Exemplos de fontes não renováveis de energia: os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto) e a energia nuclear.
Como vimos, as fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente em nosso meio ambiente, mas é vital a compreensão de que mesmo que renováveis, essas fontes não são inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Contudo, esse processo de geração de energia, muitas vezes, é degradante para os homens e o meio ambiente, na medida em que muitas usinas lançam gases, resíduos tóxicos atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, dentre outros.
iStock.com / Maciej Bledowski Petróleo, gás natural, carvão mineral e combustíveis nucleares são os principais exemplos de energia não renovável. São chamadas de "não renováveis" as fontes de energia que estão presentes em quantidade limitada na natureza, ou seja: elas são esgotáveis.
Os combustíveis fósseis como o petróleo são exemplos de recursos não renováveis, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis. ...
As principais fontes de energia são classificadas entre energias renováveis, como a energia hídrica, biomassa, energia eólica, energia solar e energia geotérmica e energias não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral e a energia nuclear.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. ... Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Além de emitir mais gás carbônico – responsável pelo aquecimento global –, causa poluição local, emitindo substâncias como enxofre e óxido nitroso, que afetam a respiração. Hoje em dia, há filtros capazes de reduzir esses efeitos, mas eles encarecem a construção das usinas.
A produção de eletricidade a partir da biomassa, do carvão, do gás e da energia hidrelétrica, por exemplo, induz emissões de gases de efeito estufa indiretas muito maiores do que a eletricidade nuclear, Solar e solar ". ...