Os encargos financeiros (conhecidos) sobre as parcelas vencíveis em meses seguintes devem ser lançados no Ativo Circulante (se a curto prazo) a débito de conta denominada "Encargos Financeiros a Incorrer" e no Passivo Circulante a crédito da conta "Empréstimos e Financiamentos Bancários".
O que significa encargos financeiros a transcorrer?
Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.
O que é empréstimo na contabilidade?
De acordo com o item 3.6.8 do Manual de Contabilidade, empréstimos são transações financeiras ocorridas entre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade, por meio de contrato de mútuo, com a finalidade de financiar projetos de aquisição de bens, reforma e construção de sede; nas situações de ...
Quais as contas do passivo Não Circulante?
Passivo não circulante
Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
Debêntures à pagar;
Fornecedores de equipamentos de grande porte.
Empresas controladas;
Provisão para imposto de renda diferido;
Financiamentos (LP) a longo prazo;
Fornecedores (LP);
Provisão de contingência trabalhista;
O que é o imposto recuperável?
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".
Quais são as contas retificadoras do passivo?
As contas retificadoras do PASSIVO são classificadas assim, pois possuem saldo devedor (-) são elas: Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par); Juros a vencer....As contas retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO são:
Capital a Realizar;
Prejuízos Acumulados;
Ações em Tesouraria;
Dividendos Antecipados.
Quais são os encargos financeiros?
Os encargos financeiros vão além das despesas de juros, todas as despesas (e receitas) incrementais que se originaram das operações de captação, tais como: comissões, prêmios, intermediações financeiras, consultores para elaboração de projetos, auditores, advogados, viagens e outras.
Como contabilizar os encargos financeiros?
Dado a habitualidade das empresas no registro dos encargos financeiros, como despesa no momento da contratação dos empréstimos e financiamentos, confira, abaixo, os tópicos de como contabilizar adequadamente os respectivos encargos financeiros.
Quais são os encargos financeiros a transcorrer?
No caso dos juros e demais encargos incorridos, que serão pagáveis após a data do balanço, serão também provisionados. ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER
Quais são os encargos de depreciação?
Encargos de depreciação. Os encargos de depreciação se referem aos custos sobre a obsolescência, tempo de uso ou desgaste natural de bens, como imóveis, instalações, máquinas, veículos e equipamentos. Isso significa que esses bens vão perdendo seu valor ao longo de sua vida útil, e o encargo de depreciação será fixado enquanto ...