Os dias debitados são aqueles que devem ser contados no caso de morte ou de incapacidade permanente do trabalhador, em conformidade com o quadro 1 da NBR 14280.
DP (Dias Perdidos) – Número de dias corridos de afastamento do trabalho em virtude de lesão pessoal, exceto o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho, ocorridos dentro do mês onde ocorreu o acidente. ... DD (Dias debitados) – Número de dias que se debitam, por incapacidade permanente ou morte.
Dias Perdidos - DP: São os dias estimados decorrentes de acidentes com afastamento, definido pelo Médico do Trabalho, logo após o diagnóstico da natureza da lesão.
Esta Norma fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e conseqüências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Dias transportados é o número de dias que o acidentado fica afastado no mês ou meses subseqüentes ao que ocorreu o acidente.
Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho que será cobrada, nos termos do art. 336 do Decreto 3.048/99, na forma do art.
Lesão imediata: lesão que se verifica imediatamente após ocorrência do acidente. Lesão mediata (tardia): lesão que não se verifica imediatamente após a exposição à fonte da lesão – nexo causal. Incapacidade permanentemente total: perda total da capacidade de trabalho, inclusive a morte.