Cristal de fosfato triplo, que é encontrado em urinas de pH alcalino e é constituído por fosfato, magnésio e amônia. Esse tipo de cristal em elevadas concentrações pode ser indicativo de cistite e hipertrofia da próstata, no caso dos homens.
Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.
Os fatores de risco urinários para a formação de cristais de ácido úrico são: menor volume de urina; maior excreção de ácido úrico na urina; menor pH urinário (sendo este o mais determinante).
Os rins funcionam como dois grande filtros do sangue. Além de água para formar a urina, eles retêm diversos elementos, como cálcio, ácido úrico e oxalato. Quando essas moléculas aparecem em grande quantidade e há pouco líquido para dissolvê-las, surgem cristais ou agregados que se avolumam e viram os cálculos.
Significa que a sua urina está com alta concentração de uratos, a ponto de formar pequenos cristais. A fusão desses cristais é o que forma alguns tipos de cálculos renais. Nesse caso, você deve ficar atento se já não tem cálculos urinários, beber mais água ao longo do dia e evitar ingestão elevada de sal.
Cristais de oxalato de cálcio são frequentemente vistos em urinas ácidas, mas podem ser encontrados em urinas neutras, e até raramente em urinas alcalinas.