Uma das possibilidades ao comprar um carro em leilão é adquirir um carro de seguradora. Ou seja, imagine que um veículo foi furtado e o proprietário acionou o seguro para não ter um prejuízo. Dentro de um prazo previsto em contrato, a seguradora irá pagar o sinistro para o proprietário.
Quando um veículo é sinistrado, a seguradora busca vendê-lo para diminuir o seu prejuízo. Este tipo de leilão costuma ofertar carros com procedência duvidosa, onde há dificuldade para saber quem é o proprietário do veículo e o que deve ser consertado.
Um auto com várias modificações em sua estrutura é um dos que costuma ser recusado pelas seguradoras. Por isso, tenha cuidado com qualquer lugar que faça leilão de carros. Se alguma informação for omitida, a seguradora não poderá ser responsabilizada com o veículo adquirido.
Leilão de seguradoras: já nesse caso são as seguradoras as responsáveis ofertando carros que já passaram por algum sinistro, ou foram recuperados de roubo e furto. "Nesse tipo de leilão, o cliente pode encontrar carros com alguns danos, que podem ser grandes ou pequenos", diz Siqueira.
Como funciona um seguro de carro? O seguro é um contrato firmado entre o proprietário do veículo e uma seguradora, no qual o contratante paga uma taxa para que seja ressarcido em possíveis prejuízos (previstos na apólice) ao veículo, como roubo, e até mesmo danos pessoais ou a terceiros.
Seguradora é uma empresa que assume determinados riscos no lugar do cliente, em troca do pagamento de certa quantia prévia, chamada de prêmio. Caso a situação temida se concretize, pode ocorrer de o segurado ter que pagar uma franquia à seguradora para obter a indenização contratada.
Seguradoras. Esses leilões reúnem os veículos recolhidos pelas seguradoras, englobando os modelos recuperados de algum sinistro, como roubo ou furto. Por conta disso, podem existir danos pequenos ou grandes, dependendo exclusivamente da situação que levou esses carros ao pátio.
Mas será mesmo que vale a pena o risco? Especialistas dão sua opinião. O grupo de especialistas da NoxCar, uma das maiores concessionárias de Santa Catarina, afirma que a compra de carros em leilões não é seguro e nem vantajoso, já que o "barato sai caro", sendo que, muitas vezes, são veículos com problemas graves.