Capacidades sensoriais : consistem nas capacidades de perceber o mundo que nos rodeia por meio dos sentidos : visão, audição, olfato, tato e paladar.
O Desenvolvimento Sensorial Infantil, uma fase da vida da criança que dura até cerca dos sete anos de idade, é caracterizada por aspectos importantes, como cheirar, tocar, estabelecer contato visual, conversar, se movimentar, criar um vínculo com os pais ou seus responsáveis, dentre tantos outros exemplos.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
Capacidades sensoriais do recém-nascido O feto não só reage à luz, ao som ou ao toque, como também pode responder diferencialmente. Através de algumas experiências, pode-se constatar que o feto já faz escolhas entre estímulos e lhes responde de maneira apropriada (Brazelton, 1992).
Índice
A estimulação sensorial pode ser feita através de brinquedos sensoriais e até mesmo das texturas exploradas ao redor e ao longo do dia a dia de um bebê. Desde o nascimento até os seis anos de idade, as crianças têm uma grande capacidade de absorver e reter novas informações como se fossem uma "esponja".
Brincadeiras sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças. Crianças (e adultos) aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. ... O estímulo aos sentidos ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos.
O objetivo do trabalho sensorial é que a criança adquira informação clara, consciente e se torne capaz de, então, fazer classificações em seu ambiente. ... Através de seus sentidos, a criança estuda seu ambiente. Através deste estudo, a criança começa a entender seu ambiente.
Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.