Os brotos são sementes de vegetais e legumes em um estágio avançado de geminação, por isso concentram alto teor de vitaminas e nutrientes. É possível encontrar no estágio de brotos a alfafa, feijão, brócolis, rabanete, repolho, cebola, lentilha, mostarda e muito mais. ...
Por que comer brotos faz bem?
Saudáveis, leves, naturais, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, os brotos possuem baixas calorias, auxiliam no funcionamento do intestino e ainda proporcionam a sensação de saciedade que ajuda na perda de peso.
Quais os tipos de brotos?
Broto de feijão. Brotos de feijão são uma ótima fonte de potássio, um mineral importante para a contração do músculo cardíaco e regulação da pressão arterial. ...
Broto de alfafa. ...
Broto de brócolis. ...
Broto de girassol. ...
Broto de ervilha. ...
Broto de lentilha. ...
Broto de quinoa.
Como comer brotos germinados?
Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos! Saladas, sucos, vitaminas, refogados… São inúmeras as possibilidades de consumo.
Qual o broto mais saboroso?
broto de alfafa
Entre os brotos comestíveis, o broto de alfafa merece um destaque especial, pois além de ser extremamente saboroso (diferentemente do vegetal em si), é pouco calórico.
Como fazer brotos para comer?
Como produzir brotos comestíveis em casa
1- DEMOLHAR. Colocar 2 colheres de sopa de sementes (pois elas crescem bastante) num frasco de vidro largo. ...
2 – LAVAR. Duas vezes ao dia. ...
3 – ESPERAR. Repita as lavagens duas vezes ao dia até que os brotos tenham entre 3 e 4 cm e está pronto!
O que é a Cambuquira?
Cambuquira é o nome que se dá aos brotos e flores da abóbora, abobrinha ou do chuchu Pode ser usada como complemento de diversos pratos culinários, em tortas, sopas ou omeletes, refogado ou cozido Trata-se de uma PANC (planta alimentícia não convencional).
Quais os benefícios da Cambuquira?
Rico em cálcio, o broto de abóbora beneficia a saúde dos ossos, prevenindo problemas como a osteoporose, a diminuição progressiva da densidade óssea, culminando em ossos quebradiços e frágeis.
Porque consumir sementes germinadas?
Os grãos germinados são pobres em calorias e ricos em fibras, e por isso auxiliam no processo de emagrecimento. É possível ter mais saciedade e consumir menos calorias ao se incluir os germinados na alimentação, além de nutrientes que irão melhorar o metabolismo e favorecer a perda de peso.
Quais são os benefícios dos brotos comestíveis?
Os brotos comestíveis são ricos em antioxidantes, embora as quantidades e o tipo exato das substâncias mudem de acordo com a espécie do broto. Mas de forma geral pode-se dizer que o consumo regular de brotos comestíveis traz alguns benefícios, como: Ajudam a manter a saúde dos olhos.
Quais são os grãos germinados em brotos comestíveis?
Alguns grãos que podem ser germinados e transformados em brotos comestíveis: todos os cereais (milho, trigo, cevada, aveia), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), sementes de frutas e verduras, entre outros. Pode haver diferença no tempo de germinação de cada semente, mas o processo, em geral, é o mesmo.
Qual a importância dos brotos para a saúde?
Além de deixarem sua receita mais gostosa, os brotos fazem muito bem para a saúde. Muitas pessoas não sabem da importância dos brotos para a alimentação. Ricos em nutrientes que ajudam o nosso organismo funcionar a pleno vapor, eles ainda são gostosos e podem incrementar uma receita.
Quais são os benefícios desse tipo de broto?
Além de conferir sabor e crocância aos pratos, esse tipo de broto traz benefícios ao organismo: tem alto teor de fibras, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, eles contribuem para a digestão e combatem o colesterol ruim (devido às fibras); fortalecem a imunidade e ajudam a combater inflamações no corpo.