Significado de Quizila substantivo feminino Antipatia, repulsão, natural e sem motivos, por algo ou alguém. Sentimento de aborrecimento, de impaciência ou de mal-estar. Discussão por divergência de opiniões - briga. [Religião] Aquilo que é sagrado - num terreiro de ritos bantos.
A quizila é uma forma de enjoo, ou algo que dá ojeriza. A quizila vem através do orixá: são as coisas que você não suporta, que não combinam com você, e que então não deve comer, porque não pode comer o que não se dá bem com você (Depoimento de Kiko, pai-de-santo de um terreiro ketu).
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
O que é a quizila (ewó), é uma forma de reação negativa que atinge as pessoas, quer seja fisicamente, causando algum mal estar, ou, na vida pessoal gerando algum "atrapalho" ou perda; e, acontece quando comemos ou fazemos algo que não devemos; todos os orixás tem suas quizilas, e como filhos devemos respeitá-las, por ...
Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó. Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.
Assim, nem ela e nem seus iniciados podem comer da carne do pombo. Oxum abomina o abacaxi e todos os frutos do Orixá Obá por conta de sua contenda, que por amor a Xangô, atravessa os tempos.
A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
As principais quizilas que os filhos de Omulú devem evitar são ovos, todo animal que rasteja, batata doce, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.