substantivo feminino Jogos Paraolímpicos; competição esportiva que possui a mesma estrutura de uma olimpíada e que se destina aos atletas portadores de algum tipo de deficiência física.
A origem do termo "Paralimpíada" é obscura. O nome foi originalmente criado numa contração combinando "Paraplegia" e "Olimpíada". A inclusão de outros grupos de deficiência tornaram esta explicação inadequada.
Você já percebeu que agora o nome "Paralimpíadas" ou a expressão "atletas paralímpicos" aparecem sem a letra "o"? A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa. ... Uma curiosidade: o termo vem do inglês paralympic, que surgiu a partir do cruzamento de para(plegic) + (o)lympics.
Porém, a origem das Paralimpíadas teve início em 1939, quando o neurologista alemão de origem judia Ludwig Guttmann organizou um conjunto de competições esportivas para homens com deficiências resultantes do tempo de combate na Segunda Guerra Mundial.
As Paralimpíadas são o evento esportivo realizado a cada quatro anos para pessoas com deficiências. ... Nas Paralimpíadas participam atletas com deficiências motoras, amputados, cegos, além de pessoas que sofreram paralisia cerebral e que possuem alguma deficiência mental.
Assim, estão aptos a participarem dos eventos de atletismo aqueles que têm deficiências visuais, intelectuais, nos membros inferiores, superiores, paralisados cerebrais (cadeirantes e andantes), anões, amputados de membros inferiores com prótese e os que competem em cadeiras de rodas (lesões medulares, amputações, ...
As últimas foram em Londres 2012 e no Rio de Janeiro 2016....O grau de deficiência dos atletas faz com que as categorias sejam divididas em:
A palavra paraolímpico sempre foi a mais utilizada e socialmente aceita, sendo a mais correta em português. Paraolímpico ou paralímpico se referem aos jogos específicos para atletas com vários graus de deficiência, realizados de quatro em quatro anos, depois dos jogos olímpicos. ...
A palavra é: paraolimpíadas. Quanto ao processo de formação, a junção do prefixo "para" e o "Olimpíadas": Olimpíadas disputadas apenas por portadores de necessidades especiais; realizam-se na mesma sede das Olimpíadas e logo após estas: "O Brasil só começou a participar das paraolimpíadas em 1972, na Alemanha."
A Paraolimpíada (ou paralimpíada?) não é a Olimpíada, mas segue muitos de seus ritos (os esportes, as premiações, as cerimônias, o espirito que norteia as competições etc.), ou seja, é algo paralelo à Olimpíada, daí o nome levar o "par(a)-". semelhantes àqueles citados por Mariani (2004) e Auroux (2014).