"[A palavra minoria se refere a] um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, "maioritário", ambos integrando uma sociedade mais ampla.
Ao falar de minorias muitos fazem referências a um número menor de pessoas, mas nesse caso, o termo diz respeito a uma situação de desvantagem social. ... As minorias recebem quase sempre um tratamento discriminatório por parte da maioria.
Em sociologia, o termo minoria refere-se à categoria de pessoas diferenciadas da maioria social, aquelas que se apegam a grandes cargos de poder social em uma sociedade. Pode ser definido por lei. ... Também pode ser compreendido como uma "inferioridade em número" em diversos campos da sociedade.
A forma correta de escrita da palavra é minoria. A palavra menoria não existe. O substantivo feminino minoria indica algo que está em inferioridade numérica, representado a menor parte ou a menor quantidade de elementos de um determinado conjunto.
Minorias são grupos marginalizados dentro de uma sociedade devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos. ... Porém, o termo não deve ser associado a grupos em menor número em uma sociedade, mas, sim, ao controle de um grupo majoritário sobre os demais, independente da quantidade numérica.
Inicialmente, tínhamos no século XIX o movimento abolicionista brasileiro, que envolvia negros, pardos e brancos defensores do fim total da escravidão do país. No século XX, surgiram outros movimentos e coletivos que visavam ao fim do racismo e à inserção do negro no mundo com igualdade de oportunidades.
A população indígena também se encontra em situação de vulnerabilidade social que a coloca entre as minorias. Os índios, habitantes originais do território brasileiro, hoje compreendem também uma minoria populacional, pois viveram um verdadeiro genocídio promovido pelo homem branco desde a colonização do Brasil.
Minorias religiosas, por sua vez, são grupos que professam uma religião distinta da professada pela maior parte da população, mas não apenas uma outra crença, como o ateísmo .
A ideia de minoria pode ser enganadora, pois nem sempre significa um número menor de pessoas: um grupo étnico pode ser mais numeroso em termos populacionais, mas muito fraco em termos de poder e de participação na distribuição da riqueza.
Significado de Minoria substantivo feminino Em número inferior: a minoria dos alunos acessava à internet.