Base forte é base cuja constante de dissociação é elevada, cuja a substância em solução aquosa sofre dissociação liberando íons OH-. Quando aumenta-se a intensidade dessa concentração de OH- mais forte será. ... Os ácidos e bases fortes mais comuns são: HCl, HBr, HI, H2SO4, HNO3, H2CO3, LiOH, NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Mg(OH)2.
Ácido forte: Apenas HCl, HBr ou HI; Ácido moderado ou semiforte: Apenas HF; Ácido fraco: qualquer outro hidrácido....Com isso, se:
Ácidos e bases fortes versus fracos. Ácidos fortes e bases fortes referem-se às espécies que dissociam-se completamente para formar íons em solução. Em contraste, os ácidos e bases fracos ionizam apenas parcialmente, e a reação de ionização é reversível.
✓ Ácidos Fortes: ionizam-se completamente. Os principais são: HCl, HBr, HI, H2 SO4 , HClO4 e HNO3 . ácidos fracos: HNO2 (ácido nitroso), h2 PO4 (ácido fosfórico), HCN (ácido cianídrico) e H2 CO3 (ácido carbônico).
Veja a lista dos elementos que formam bases fortes:
Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte. Mas, se o valor for igual ou menor que 5%,a base é considerada fraca.
Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.
Tem mais depois da publicidade ;) Se esse valor der próximo a 100%, então teremos uma base forte. Por outro lado, se esse valor der menor ou igual a 5%, teremos uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH), por exemplo, a 18ºC, é igual a 95%, o que mostra que essa base é forte.
As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.
Por convenção, um ácido é considerado forte quando o seu grau de ionização é maior ou igual a 50%. Isso significa que, a cada 100 moléculas de um ácido considerado forte adicionadas em água, pelo menos 50 delas devem ser ionizadas.