Assim, abaixo, colocamos os livros na ordem de leitura que recomendamos pela facilidade de leitura:
Ouça em voz altaPausarOu seja, você pode ler pela primeira vez O Hobbit e em seguida já partir para a leitura de O Silmarillon, mas recomendamos que leia O Senhor dos anéis antes.
Ouça em voz altaPausarO Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel O personagem principal é Frodo Bolseiro, um hobbit que tem em mãos um perigoso anel. O livro foi originalmente publicado em 1954 e, embora o filme tenha sido lançado primeiro, é recomendado ler O Hobbit antes de iniciar a jornada pelas páginas da trilogia.
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel/Continuações
Ouça em voz altaPausarBeren e Lúthien Na ordem cronológica da história, "Beren e Lúthien" deve ser a terceira das leituras. O livro conta a jornada de Beren e Lúthien que foi mencionada em "O senhor dos anéis" e resumidamente narrada em "O Silmarillion".
Ouça em voz altaPausarHá quem diga que O Senhor dos Anéis também é bem complexo e cansativo, e não nego essa informação. O livro é realmente cheio de detalhes e descrições, o que pode tornar a leitura um pouco arrastada, por isso o livro foi dividido em três partes e assim talvez ele se torne um pouco mais fácil de se ler.
Ouça em voz altaPausarO Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Confira a ordem de leitura dos livros mais famosos de Tolkien
Ouça em voz altaPausarO Silmarillion é tão complexo que permite diversas formas de se divertir com sua leitura. Da primeira vez que você ler, não importará muito lembrar quantas vezes Eru Ilúvatar interrompeu Melkor no Ainulindalë, nem por que ele fez isso, muito menos o que isso significa em termos práticos.
Ouça em voz altaPausarApesar de ter sido publicado em três volumes – A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – desde os anos 1950, O Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien.