A África é um continente localizado na zona intertropical, com maior parte do seu território no Hemisfério Sul. Possui mais de um bilhão de habitantes e 30 milhões de km2 de extensão, sendo, por isso, considerado um dos maiores e mais populosos continentes do mundo.
Ele apresenta uma grande diversidade cultural, religiosa e social. A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.
Berço da civilização, o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.
A África foi amplamente representada nos "livros didáticos" por imagens negativas. Mais do que isso, na bibliografia sobre o continente africano predominaram visões que circunscreveram a África (s) em formas estereotipadas.
Originalmente situado no Oriente, com o passar do tempos este reino imaginário foi buscado em território africano, especialmente a região entre a Etiópia e o Congo. iii No século XV, Henrique, o navegador, instruiu seus capitães para que encontrassem o rei-sacerdote em suas viagens pelo continente.
A África é conhecida como "Berço da Humanidade", pois lá surgiram os seres humanos. Nossa espécie recebe o nome de Homo Sapiens. No continente Africano foi que surgiram os primeiros seres humanos.
A África, aliás, o continente africano é o berço da humanidade e o berço das civilizações. Foi no continente africano onde nasceram/surgiram/foram criados os primeiros ancestrais (homens) e as primeiras ancestrais (mulheres) que vivem no planeta terra. ... foi a partir da África que surgiram as outras civilizações humanas.
Resposta: Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em: África Central. África Meridional.
O continente sofreu com o colonialismo no século 19, com o tráfico de humanos e com a divisão geográfica injusta das fronteiras entre os países. Devido a uma série de fatores históricos e políticos que fomentaram a pobreza e os conflitos armados na região.
Mesmo com as várias formas de se tornar escravos entre os africanos, essa prática de comércio era de pequenas dimensões, porém, com a entrada dos árabes na África no século VII, houve uma rápida expansão muçulmana, que mudava esse cenário, pois o árabe elaborou toda uma ideologia sobre a inferioridade da raça Page 7 ...