Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra. Existem ainda outras possibilidades de rima usadas ao longo da história, mas somente estudadas a partir do século XX.
Por que a rima não é feita por vogais?
Neste caso vemos uma rima que não é feita por vogais e não está no fim do verso, não é externa. Também relevante é o exemplo inquestionável de Emily Dickinson, poeta americana considerada de difícil tradução, posto que ela rimava, muitas vezes, somente as consoantes, não as vogais, nos finais dos versos.
Como é classificada a rima?
No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas. Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra.
Qual a função da rima tradicional?
Não há diferença de função com a rima tradicional. No livro "Como fazer versos", traduzido por Boris Schnaiderman, Maiakovski escreveu: "Pode-se rimar o início das linhas, pode-se rimar o fim da primeira linha com o princípio da seguinte.