A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a disposição de Jesus ao morrer pela salvação dos homens. A âncora significava o ideal de salvação.
A Arte Primitiva Cristã divide-se em dois períodos: antes e depois do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano. O reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano foi feito pelo imperador Constantino, no Édito de Milão no ano 330 da nossa era.
Restaram alguns afrescos, encontrados nos muros das catacumbas; seus temas eram sempre baseados no Cristianismo, podiam representar orações, figuras humanas e de animais, símbolos cristãos e passagens dos Evangelhos e cenas típicas da vida religiosa da época.
O desenho de símbolos era importante, pois, da mesma forma que havia a preocupação de se enterrar os mortos, ao invés de cremá-los, acreditava-se que essas imagens remetiam ao paganismo romano, o que protegia os cristãos.
1. Galeria subterrânea onde se enterravam os mortos e se escondiam os primitivos cristãos. 2. Gruta com ossuário.
Surgiu de uma situação inusitada, na qual os primeiros cristãos, ao propagar as ideias de Cristo, entravam em choque com o Império Romano ou eram perseguidos, o que os obrigava a se reunirem nas catacumbas, escavações subterrâneas onde enterravam seus mortos, primeiro local a receber a arte cristã. ...
A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V. Não há arte cristã sobrevivente do século I.
É importante notar que essa arte cristã primitiva não era executada por grandes artistas, mas por homens do povo, convertidos à nova religião. Daí sua forma rude, às vezes grosseira, mas, sobretudo muito simples.
A arte paleocristã seleciona e toma do mundo romano, tanto ocidental quanto oriental, múltiplos elementos para criar uma nova linguagem que se adapte e corresponda às exigências da crença cristã.
A arte bizantina foi uma tendência artística desenvolvida durante o Império Bizantino, entre os séculos V e XV. As expressões artísticas bizantinas tinham um caráter religioso e foram marcadas pela temática cristã. ... A arte paleocristã se manifestou através de pinturas nas catacumbas e nos sepulcros.