A criança é apresentada pelos pais, geralmente acompanhada por padrinhos. O celebrante, então, pergunta: "Que nome vocês escolheram para a criança?" Os pais respondem e assumem o compromisso de educá-la no amor de Deus e no amor ao próximo.
"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". O batismo perdoa o todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.
O objetivo do curso é fazer pais e padrinhos entenderem melhor a cerimônia, o que ela representa e suas responsabilidades em relação à criança batizada. A duração do curso também varia de paróquia para paróquia. Pode ser só uma reunião, num fim de semana, ou podem ser várias.
Alguns exemplos de perguntas são: Você acredita que Jesus é o filho de Deus? Crê que Ele morreu e ressuscitou? Você O aceita como seu Senhor e Salvador? Após cada pergunta, a pessoa diz "Sim".
Depende da agenda da Igreja eleita. Em todas, no entanto, o documento indispensável aos pais e padrinhos é o certificado do curso preparatório, assim como a certidão de nascimento da criança. Costuma-se pedir também os certificados de casamento religioso e civil, assim como o RG e comprovante de residência.
Os padrinhos assumem, a partir do batizado das crianças, o papel de conselheiros e educadores. É fundamental escolher pessoas comprometidas com essa função para que essa escolha não se transforme apenas em uma simples tradição.
a água simboliza a purificação. O padre pode emergir a cabeça da criança ou derramar água sobre a testa. Isso varia muito conforme a idade em que o bebê ou criança é batizada; o óleo que o padre usa para ungir o bebê simboliza o Espírito Santo e é uma espécie de selo que consagra o novo papel da criança como cristã.