O fim da URSS representou geopoliticamente um bloco econômico de domínio americano e só. A guerra fria tinha como principal atração o capitalismo x socialismo. Com a queda (separação) da URSS, 90% do planeta se. ... Para a Geopolítica ficou um cenário ótimo para o EUA que possui domìnio mundial.
A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, foi resultado da insatisfação com a ditadura de Fulgêncio Batista e com a grande influência norte-americana em Cuba. Apesar de, a princípio, não se basear em uma ideologia socialista, o movimento cubano acabou se alinhando ao comunismo soviético. ...
Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Soviética foi anunciada em setembro de 1991.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos Estados para a conquista de novos territórios.
Resposta: O que realmente marcou a queda da ex União Soviética foi a queda do Muro de Berlim. Depois da queda do Muro de Berlim a União Soviética entrou em declínio e o mundo passou assim a ter conhecimento de somente uma grande potência econômica A.
Resposta: As reformas promovidas pelo novo governo cubano feriam os interesses de integrantes das elites, principalmente os latifundiários e as empresas estrangeiras.
A guerrilha liderada por Fidel buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 por meio de um golpe militar. Após idas e vindas, o movimento instalou-se em Sierra Maestra e foi realizando ataques, os quais resultaram na derrubada do governo cubano.