O filme "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" marca a retomada do cinema nacional, estagnado desde a extinção da Embrafilme e de outros órgãos do setor cultural pelo governo Collor em 1990. ... Carlota Joaquina, mulher do príncipe, é uma princesa excêntrica e ambiciosa, que não suporta o marido e tem casos extraconjugais.
Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
Cinema da retomada é a expressão usada para designar o cinema feito no Brasil entre 19, quando, após um período de quase estagnação, a estruturação de um sistema de incentivos fiscais favorece uma nova fase de fomento à produção cinematográfica.
* Filmes de comédia. Uma variedade de produções, com destaque aos filmes sobre o período da ditadura e com o tema das favelas. Filmes sem nenhum financiamento. ...
Em 1995, portanto, foi lançado o filme que seria considerado o marco inicial da Retomada: Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, de Carla Camurati.
O filme retrata a vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos, decepcionando-se com o futuro marido. (Carlota Joaquina, Princesa do Brazil), Comédia, Brasil, 1995, 100 min., COR. ...
6 de janeiro de 1995 (Brasil) Carlota Joaquina, Princesa do Brazil/Data de lançamento
O cinema brasileiro passou por uma fase de decadência durante as décadas de 70 e 80. Dois anos depois, apareceram as primeiras produções nacionais de peso, como o filme Carlota Joaquina, a princesa do Brasil, de Carla Camurati, considerado um marco da "retomada do cinema brasileiro". ...
A imagem da miséria, o cotidiano de marginalizados, de desempregados, de drogados, a realidade do sertão, da favela e das periferias que cercam as grandes cidades tomou conta das telas. O cinema da Retomada pôs a nu a tragédia social brasileira a partir do seu derivado mais visível: a violência urbana.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.