A Literatura Gótica é um tipo de representação do Romantismo redirecionado para os lados misteriosos e obscuros do mesmo, tratando de temas que contradiziam os costumes e tradições da sociedade de sua época como morte, satanismo, sonhos e episódios de loucura, criando um tipo de literatura mais voltada para a fantasia.
Segue abaixo as principais características da prosa gótica:
A literatura gótica é uma mistura do estilo romanesco e o romance, na qual o clima de terror, suspense e aflição prevalecem. No livro de Walpole, o cenário tipicamente gótico começa a aparecer com seus castelos medievais, passagens secretas, quadros que se movem, ruídos inexplicáveis.
A literatura gótica surgiu em meados do século XVIII, mais especificamente em 1765, quando O Castelo de Otranto, de Horace Walpole, foi escrito. Logo após, surgiram outras obras, como o famoso Vathek, o califa maldito, de William Beckford, este, aliás, que foi considerada a bíblia de Edgar Allan Poe.
A literatura gótica é uma vertente literária que representa o Romantismo mais direcionado ao mistério e ao lado obscuro. Trata, sobretudo, de temas que contradize costumes, tradições e cultura de uma dada sociedade.
Esta palavra entra no vocabulário significando germânico e mais tarde, com o Renascimento e o Iluminismo, medieval. Gótico seria tudo o que dissesse respeito à Idade Média, vista como a Idade das Trevas e associada à brutalidade, às superstições e ao feudalismo.
São características da prosa gótica brasileira, exceto: a) A tradição literária gótica no Brasil é representada pela prosa de Álvares de Azevedo, por parte de sua poesia e por algumas contribuições de Bernardo Guimarães e Junqueira Freire.
A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.
As narrativas góticas de fins do século XVIII tiveram um papel importante em desenvolver um caminho de reflexão diverso do que prevalecia na época. ... Sabemos que esse gênero de narrativas trata de temas que, em geral, envolvem o horror, o sobrenatural, o clima de mistério, de crime e de obscuridade.