Os estudantes alegavam a falsidade contida na literatura romântica e propunham uma transformação artística, cultural, política e econômica. A Questão Coimbrã, começa, dessa forma, com uma ácida crítica de Castilho sobre os estudantes de Coimbra, os novos literatos.
A Questão Coimbrã é o nome que se deu à desavença estabelecida entre António Feliciano de Castilho, defensor do Romantismo, e os estudantes da Universidade de Coimbra que haviam se juntado na Sociedade do Raio, uma associação fundada por Antero de Quental, em 1861, com o intuito de le- var ao sisudo meio acadêmico a ...
A Questão Coimbrã (também conhecida como Questão do Bom Senso e Bom Gosto) foi uma célebre polémica literária que marcou a visão da literatura em Portugal na segunda metade do século XIX.
Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento. Em 1865, dois dos escritores envolvidos na Questão Coimbrã publicaram obras que despertaram a crítica dos defensores dos ideais românticos.
Antero de Quental (1842-1891) foi um poeta e filósofo português. Foi um verdadeiro líder intelectual do Realismo em Portugal. Dedicou-se à reflexão dos grandes problemas filosóficos e sociais de seu tempo, contribuindo para a implantação das ideias renovadoras da geração de 1870.
O naturalismo é uma obra literária gênero que começou como um movimento literário no final do século XIX na literatura, cinema, teatro e arte. É um tipo de realismo extremo. Este movimento sugere o papel do contexto familiar, as condições sociais e meio ambiente na formação do caráter humano.
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo. ... Nomes como o químico Berthelot, o biologista Pasteur e o naturalista Charles Darwin, criador da teoria evolucionista (o darwinismo é uma das características dessa estética).
Contenção emocional: Ainda vislumbrando o ideal da objetividade, não era interessante para os autores realistas apresentarem obras com forte teor sentimental, com idealizações do amor ou da amada. Tal contenção afasta o Realismo do movimento antecessor, o Romantismo.
Os realistas representavam a arte a partir de temas relacionados com a realidade social e cotidiana. Assim, eles buscavam retratar de maneira mais fidedigna os aspectos da realidade, seja pelo cotidiano massacrante ou pelas infiéis relações amorosas e sociais.
Geração de 70 ou Geração de Coimbra foi um movimento académico de Coimbra do século XIX que veio revolucionar várias dimensões da cultura portuguesa, da política à literatura, cuja renovação se manifestou com a introdução do realismo. ... Foi o início da Geração de 70.