Dentre esses núcleos urbanos, o mais rico e famoso do período foi o de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto). ... A formação do mercado consumidor interno na cidade de Vila Rica foi favorecida pelo fato da exploração de ouro possibilitar a constituição de camadas intermediárias na pirâmide social.
A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.
As consequências da Revolta de Vila Rica foram a separação da região das minas da capitania de São Paulo e o aumento da fiscalização sobre a extração aurífera, garantindo assim o envio do ouro para a Metrópole.
Ouro Preto e Antônio Dias foram os arraiais que mais se destacaram na região e, em 1711, após o fim do Levante dos Emboabas, a Coroa determinou que eles fossem elevados a vila. Em 8 de julho de 1711, foi instalada a nova vila com o nome de Vila Rica de Albuquerque.
Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas.
Vários mineiros foram presos, entre eles, Felipe dos Santos, que foi condenado à morte. Depois de conter a revolta, o governo português resolveu desmembrar a região de Minas Gerais da capitania de São Paulo, com o objetivo de aumentar o controle sob a região.
A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. ...
Os revoltosos chegaram a ocupar Vila Rica exigindo a extinção das Casas de Fundição. Dias depois, o governador Conde de Assumar tenta negociar com os revoltosos e, prometendo atender os seus pedidos, os acalma, mas apenas para ter a chance de os atacar. Assim, convocando 1500 soldados, prende os rebeldes.
Causa e Objetivo Os donos das minas estavam sendo prejudicados com as novas medidas da Coroa para dificultar o contrabando do ouro em pó. ... Então, esses últimos organizaram essa revolta para acabar com as casas de fundição, com os impostos e com o forte controle em cima do contrabando.
Filipe dos Santos foi executado, as casas dos rebeldes foram incendiadas, as Casas de Fundição foram mantidas e decidiu-se pela separação da capitania de São Paulo e Minas do Ouro, instituindo-se a capitania das Minas Gerais.