As pequenas agulhas ao redor do imã da bússola representam a direcção média entre dois pontos cardinais, assim ela indica por exemplo o nordeste e o sudeste. Quando o ímã é movimentado ao redor da agulha ela começa a se movimentar pois ela muda a orientação perto de uma corrente elétrica.
Se o ímã era puxado de dentro da bobina, o galvanômetro acusava corrente no sentido contrário. Faraday observou também que se o ímã estivesse parado em relação à bobina, o galvanômetro não acusava nenhuma corrente elétrica. Este fenômeno ocorre para qualquer circuito elétrico fechado.
O padrão de distribuição das agulhas e das limalhas de ferro em volta do ímã nos leva a introduzir a ideia de "linhas de campo magnético" ou "linhas de indução magnética", que são entidades geométricas utilizadas para representar a orientação de um campo magnético.
O que acontece quando movimentamos um imã próximo a um solenoide? O fenômeno da indução magnética consiste no aparecimento de uma corrente induzida ao aproximarmos ou afastarmos um imã de uma bobina.
Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.
Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos. Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem. ... Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois pólos.
A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo.
O seu sentido é determinado pela regra da mão direita, de acordo com ela, quando apontamos o polegar no sentido da corrente elétrica, os demais dedos da mão fecham-se no sentido do campo magnético.
A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. ... Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.