A árvore também é marcada por fortes conotações simbólicas. ... A habilidade de se regenerar quando cortada ou queimada, brotando a partir das raízes, transforma a oliveira na melhor representação da perseverança.
Os produtos das árvores são os frutos que ela dá. No caso da oliveira, o produto é a azeitona.
azeitona O intertítulo já adianta a polêmica: a azeitona é um fruto - mais especificamente, o fruto da oliveira. E a mesma árvore origina as azeitonas que comemos verdes e pretas.
Oliveira é uma árvore perene que atinge de 6 a 10 metros de altura, com abundantes ramificações. As folhas são pequenas. As folhas verdes prateadas têm forma oblonga, medindo 4-10 centímetros (cm) de comprimento e 1-3 cm de largura. O tronco é tipicamente nodoso e retorcido.
Oliveira tem uma raiz geográfica, que faz referência à árvore da azeitona, registrada no português arcaico como "olveira". Esse é o 3º sobrenome mais comum do Brasil (e o 6º de Portugal), sem contar a variante "de Oliveira", que soma mais 500 mil brasileiros.
Estudos realizados observaram que a oliveira tem origem na região sul do Cáucaso, nos litorais da Palestina e da Síria (parcela mediterrânea) e nas planícies altas localizadas no Irã.
"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. "
A oliveira (nome científico Olea europaea L.) é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite.
A azeitona é o pequeno fruto de sabor amargo da oliveira, Olea europea. As azeitonas são classificadas como frutas porque são formadas a partir do ovário da flor da oliveira e são estruturas que geram sementes – aqueles caroços que você deixa ao lado do prato podem crescer em árvores se você plantá-los.