O espectro de raios-X é formado de duas partes distintas e superpostas: uma contínua e outra em linhas discretas. A parte contínua se deve aos raios-X de bremsstrahlung e vai de energias muito baixas até uma energia máxima, numericamente igual a diferença de potencial aplicada ao tubo.
O choque do feixe elétrons (que saem do catodo com energia da ordem de 30 Kev) com o anodo (alvo) produz dois tipos de raios X. Um deles constitui o espectro contínuo, ou bremsstrahlung em alemão, e resulta da desaceleração do elétron durante a penetração no anodo.
A quantidade de raios X é o número de raios X no feixe útil. Ela aumenta com o aumento da corrente e da tensão no tubo; por outro lado, diminui com o aumento da distância fonte-detector e da filtragem.
Um elétron externo pode arrancar um elétron do átomo, criando uma vacância. Esta vacância é preenchida por um elétron de uma camada externa, se emitindo um fóton de raio-X. A energia deste raio e igual á deferência entre as energias das camadas eletrônicas envolvidas. Por isso se chama raio-X característico.
Espectro contínuo é um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de linhas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos.
1845: Nascia Wilhelm Conrad Röntgen, descobridor do raio X.
O raio x é feito em equipamento específico, que pode ser fixo ou móvel, sendo manuseado por um técnico em radiologia. Trata-se de um procedimento rápido, simples e indolor. Para a sua realização, o profissional auxilia o paciente a posicionar a área do corpo investigada junto a um suporte do aparelho.
Os raios X são uma forma de radiação ionizante, possuindo energia suficiente para penetrar no tecido humano, interagindo com seus átomos. - Os raios X que não foram absorvidos são os responsáveis pela exposição do detector e, portanto, pela formação da imagem.
Espectroscopia. A luz branca, ao passar por um prisma, se dispersa em seus comprimentos de onda componentes. Essa decomposição da luz se chama espectro. ... Um corpo opaco quente (sólido ou fluido muito denso) produz um espectro contínuo, isto é, tem todos os comprimentos de onda.
Espectro Contínuo - o espectro que mostra uma gama variada e ininterrupta de cores. ... Espectro Descontínuo - espectros que não apresentam contínuo de radiação, mas sim riscas. Ex: lâmpadas fluorescentes.