Segmento que, no eletrocardiograma, fica compreendido entre o fim do complexo QRS e o começo da onda T. O segmento S T corresponde ao intervalo entre o fim da despolarização e o início da repolarização ventricular.
O Intervalo RR ou Ciclo RR. É o intervalo entre duas ondas R. Corresponde a frequência de despolarização ventricular, ou simplesmente frequência ventricular.
SEGMENTO ST: É o segmento de linha que une o complexo QRS à onda T. Deve estar no nível da linha isoelétrica de base do traçado.
O infradesnivelamento do segmento ST maior ou igual a 1.0 mm no esforço ou recuperação, retificado ou descendente, é a alteração diagnóstica de isquemia (fig.
A onda P mostra a contração dos átrios, enquanto o complexo QRS registra a contração dos ventrículos. Uma onda P normal é arredondada e suave, durando menos de 0,10 segundo (2,5 mm) e tem voltagem máxima de 0,25 mV.
O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.