Valor negativo do logaritmo da constante de dissociação de um ácido.
Quanto menor o pH, maior a concentração de íons hidrogênio [H + ]. Quanto menor o pKa, mais forte é o ácido e maior sua capacidade de doar prótons. O pH depende da concentração da solução. Isso é importante porque significa que um ácido fraco pode realmente ter um pH mais baixo do que um ácido forte diluído.
Ka é a constante de dissociação do ácido. pKa é simplesmente o -log dessa constante. Da mesma forma, Kb é a constante de dissociação de base, enquanto pKb é o -log da constante.
Ka e pKa são utilizados para quantificar a acidez e basicidade. A relação entre o Ka e a acidez é direta, quanto maior o Ka mais forte é o ácido. Já a relação entre acidez e pKa é inversa, quanto maior o pKa mais fraco é o ácido.
do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!
Desta Equação pode-se definir o pKa como sendo o valor de pH de uma solução, na qual a concentração da espécie ácida é igual à da básica (ou seja, {[HIn]/[In-]} = 1, portanto, log {[HIn]/[In-]} = 0).
Solução Tampão
Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.