Ouça em voz altaPausarINTERVALO PR: É o intervalo medido entre o início da onda P e o complexo QRS. Corresponde ao tempo que o impulso cardíaco leva para despolarizar os átrios, percorrer as vias de condução internodais, o nódulo AV, o feixe de Hiss e ramos ate alcançar os ventrículos.
Ouça em voz altaPausarOnda R - é a primeira deflecção positiva nas derivações I, II, III e aVF e (negativa nas derivações aVR e aVL). Representa a despolarização das paredes ventricu- lares esq.
Ouça em voz altaPausarIntervalo QRS Mede o tempo total de despolarização ventricular. É medido desde o início da onda Q ou onda R até o final da onda S (ou R', se esta é a última onda).
Ouça em voz altaPausarOndas do eletrocardiograma são as variações no traçado gerado pelo exame. Existem seis ondas registradas no resultado do ECG. São elas: P, Q, R, S, T e U. Cada onda, intervalo ou complexo representa uma fase da passagem dos impulsos elétricos responsáveis pela atividade elétrica cardíaca.
Ouça em voz altaPausarO intervalo PR se mede desde o início da onda P até ao início do complexo QRS, incluindo à onda P e ao segmento PR. Deve ser medido na derivação com a onda P mais alta e larga, e com o QRS mais prolongado 1.
Ouça em voz altaPausarO complexo QRS é dito normal quando a duração for inferior a 120 ms e amplitude entre 5 e 20 mm nas derivações do plano frontal e entre 10 e 30 mm nas derivações precordiais, com orientação normal do eixo elétrico8,9.
Ouça em voz altaPausarQuando há o aumento do intervalo PR, mais que 200 ms (>5 quadradinhos) dá-se o diagnóstico de bloqueio atrioventricular de primeiro grau.
Ouça em voz altaPausarComplexo QRS: Formado pelas Ondas Q, R e S, que, juntas, representam a despolarização ventricular. A duração do complexo não deve ultrapassar 120 ms (0,12 segundos).
Ouça em voz altaPausar✍️ A despolarização atrial (onda P) representa a contração atrial; ✍️ Segmento PR significa que o sangue está entrando nos ventrículos, logo após, há a contração ventricular, caracterizada no eletrocardiograma pelo complexo QRS (despolarização ventricular);