A permeabilidade magnética, cujo símbolo é , é uma constante de proporcionalidade, dependente do material e da sua preparação, que relaciona a indução magnética do material num determinado ponto, em função do campo magnético existente no ponto.
Calculamos a permeabilidade magnética através da relação entre o fluxo magnético (B) e a intensidade do campo magnético exterior ao objeto, isto é, calculamos através da expressão: = B/H.
A permeabilidade magnética de um material pode ser comparada à condutância de um corpo: enquanto esta exprime o grau de "facilidade" com que a corrente elétrica percorre este corpo, aquela mede o grau de "facilidade" com que o fluxo magnético se estabelece no interior de um material.
É calculada pela razão entre a densidade de fluxo magnético, B, numa substância e a intensidade do campo magnético exterior, H, isto é, é dada pela seguinte expressão matemática: [pic] = B/H. ...
- em amperes por metro, e a permeabilidade em henrys por metro (H/m), newton por ampere quadrado (N/A²), ou ainda em tesla metro por ampère (T.m/A), sendo as três unidades associadas à permeabilidade equivalentes.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
Permeabilidade é a capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluidos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo , gás e da água nos aquíferos.
Quando o comprimento do entreferro for muito menor que as dimensões do núcleo de ferro, o fluxo magnético seguirá o caminho definido pelo núcleo e pelo entreferro. Quando o caminho do entreferro torna-se muito grande, observa-se que o fluxo "dispersa-se" pelos lados do entreferro. Daí o nome "espraiamento".
Definição: A obstrução oferecida por um circuito magnético ao fluxo magnético é conhecida como relutância. ... Também em um circuito elétrico, o campo elétrico fornece o menor caminho de resistência à corrente elétrica.
N/A2 = 4π×10−7 H/m, ≈ 1,2566×10−6 H/m (ou T·m/A).