Ouça em voz altaPausarA presença dos profetas ao lado de Jesus e as impressões dos discípulos também foram tema de diversos debates teológicos. Orígenes foi o primeiro a comentar que a presença de Moisés e Elias representava a "Lei e os Profetas", fazendo referência à Torá.
Ouça em voz altaPausarAo subirem o Monte Hermon, Pedro, João e Tiago Maior visualizam Jesus ao lado de Moisés e Elias. Eles ficam espantados ao ouvirem a voz do próprio Deus.
Ouça em voz altaPausarElias viaja por quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horeb, onde Moisés havia recebido os Dez Mandamentos. Elias é a única pessoa mencionada na Bíblia a retornar a Horeb depois que Moisés e sua geração haviam passado pelo lugar, muitos séculos antes. Lá, ele procura abrigo numa caverna.
Ouça em voz altaPausarEm outra passagem, Jesus falava aos discípulos sobre Elias. E, então, eles entenderam que Ele lhes falara de João Batista (São Mateus 17: 13). E ainda, em outra oportunidade, Jesus se referindo ao Batista, reitera: "E se o quereis reconhecer, ele é o mesmo Elias, que estava para vir" (São Mateus 11: 14).
Ouça em voz altaPausarA experiência da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor pretende apontar adiante os sofrimentos que Jesus está prestes a experimentar. Destina-se a fortalecer a fé dos discípulos, revelando-lhes de maneira poderosa a mão divina que está trabalhando nos eventos que Jesus sofrerá.
Ouça em voz altaPausarMonte Tabor é o local tradicional. A mais antiga identificação do Monte da Transfiguração foi o Tabor por Orígenes, no século terceiro. Ele também é mencionado por São Cirilo de Jerusalém e São Jerônimo no século IV.
Ouça em voz altaPausarSegundo a Bíblia Sagrada, a filha de faraó adotou o menino já grande, entregue pela mãe, que era hebreia, e o chamou Moisés: «Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou por filho, e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei» (Êxodo 2:10). Para os judeus, o nome Moisés, em hebr.
Ouça em voz altaPausarE as pessoas presentes à crucificação entenderam que Jesus estava chamando por Elias. ... Assim, fica reforçada a ideia de que teria sido mesmo o bom ladrão que proferiu essa frase, se fosse Jesus mesmo que a tivesse dito, Ele teria usado o termo Pai, com que, geralmente, Ele se referia a Deus.