Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o Período Triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas ...
Gondwana, um dos dois supercontinentes que junto ao de Laurásia agrupou toda a massa terrestre há cerca de 200 milhões de anos, se dividiu em novos blocos: Gondwana Leste (a atual Antártica, Índia, Madagascar e Austrália) e Gondwana Oeste (América do Sul e África).
Pangeia (do grego Pan = todo, Gea = Terra), que significa "todas as terras", ou "terras unidas", foi o nome dado ao supercontinente existente durante a Era Paleozóica (±540-250 ma), quando todos os continentes existentes atualmente, estavam unidos em um único bloco continental, cercado por um único oceano, o Pantalassa ...
O supercontinente do norte Laurásia incluía os continentes que hoje constituem o Hemisfério Norte, incluindo a América do Norte, Europa , Ásia do Norte e Japão. A Laurásia surgiu logo após a divisão de Pangeia. ... Há 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangeia.
O nome de Gondwana deriva de terra dos gonds, povo da Índia. Os estratos de camadas gondwânicas apresentam fósseis de flora e fauna característicos que permitem correlações entre terrenos africanos, americanos, indianos, australianos.. que compunham o grande continente Gondwana.
No Permiano foi reunido ao supercontinente Laurásia formando um único supercontinente, o Pangea. Na fragmentação continental, partes do que era Gondwana acabaram ficando nos continentes do hemisfério norte, como é o caso de porções da China, Avalonia e outros terrenos menores na América do Norte, na Europa e na Ásia.
Como os continentes se partiram: A Deriva Continental O Pangeia – continente mãe de todos os outros – teria se fragmentado há 130 milhões de anos em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida). Esse é conhecido como o período Triássico.
A "Pangeia" (do grego Pan "todo", e Gea ou Geia, "terra") que significa "Toda a Terra", foi uma colossal massa sólida que formava um único continente, o qual era cercado por um único oceano, o Pantalassa.
A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.