Cultura Imaterial Este representa os elementos intangíveis de uma cultura. Sendo assim, ele é formado por elementos abstratos que estão intimamente relacionados com as tradições, práticas, comportamentos, técnicas e crenças de determinado grupo social.
Os bens culturais são formados por elementos tangíveis e intangíveis que não podem ser separados. Uma escultura é um objeto físico e, como tal, é tangível. ... A parte intangível é composta de valores, sentimentos e símbolos que, apesar de não serem mensuráveis, são essenciais para dar o valor ao bem tangível.
O patrimônio cultural tangível consiste em monumentos, edifícios, sítios arqueológicos, edifícios históricos e elementos "naturais" tais como árvores, cavernas, lagos, montanhas e outros.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. ... O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
Artigo 1.º Definição de bens culturais. ... Nesse sentido dado pelas Convenções Internacionais, o bem cultural é entendido como aquele bem que deve ser protegido, em virtude de seu valor e de sua representatividade para determinada sociedade.
Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.
Tangível: aqueles que por terem materialidade podem ser tocados. Vão ser os elementos mais visíveis do patrimônio cultural.
Bens tangíveis (corpóreos ou materiais): são aqueles que possuem forma física, que podem ser tocados. Ex.: máquinas, veículos, estoques, construções.
Relacionado com os elementos intangíveis e espirituais de um grupo, a cultura imaterial representa os saberes, os modos de fazer e os valores partilhados entre os membros de uma sociedade. Como exemplos, podemos citar os rituais, as lendas, as festas, a linguagem, a culinária, etc.