Uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg quando não está evoluindo. Isso significa que a frequência de seus alelos será mantida sempre igual. Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a frequência dos alelos em uma população que não esteja evoluindo.
Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as frequências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.
Para que uma população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, ou em estado de não evolução, deve-se atender cinco pressupostos principais:
Uma população panmítica é aquela em que todos os indivíduos são potenciais parceiros. Para que a frequência dos genótipos se mantenha, é necessário que a reprodução seja panmítica, isto é, que haja cruzamentos ao acaso, sem restrições.
Uma população assim é conhecida como população panmítica (do grego pan, total, e miscere, mistura). Não deve estar sofrendo a ação da seleção natural, podendo manter com igual chance qualquer gene do seu conjunto, sem que nenhum tenha a tendência de ser eliminado.
Os principais fatores que afetam o equilíbrio gênico são a mutação, a migração, a seleção e a deriva gênica.