Análise das pirâmides etárias As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha. O lado esquerdo do gráfico representa a população masculina, enquanto o lado direito representa a população feminina. Topo: representa a população idosa.
É possível dividir a pirâmide em três partes: a base, composta pelo grupo de jovens (0 a 19 anos); o corpo, composto pelo grupo de adultos (20 a 59 anos); e o ápice, composto pelo grupo de idosos (60 anos ou mais).
Pirâmide Etária é um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade. ... As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha.
Elas são divididas em quatro tipos principais. Sua análise permite observar a dinâmica populacional no que diz respeito aos indicadores sociais como expectativa de vida, taxa de natalidade (número de crianças nascidas vivas em um ano), taxa de mortalidade (número de óbitos no período de um ano).
As reduções da taxa de natalidade são fatores que influenciam nessa transição da pirâmide etária brasileira, principalmente pela redução do número de filhos por casal, entrada da mulher no mercado de trabalho, e a busca por realizações profissionais.
- A taxa de natalidade apresenta-se estável, em declínio ou reduzida. - Políticas públicas voltadas à saúde e à educação atendem à população de maneira eficiente. - As famílias costumam ser planejadas. - As mulheres encontram-se cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, tardando casamentos e filhos.
As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em franca transição demográfica, a qual vem apresentando-se de forma brusca ultimamente. A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade.
A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante. ... Já os países subdesenvolvidos, têm a maioria da população na faixa jovem e a faixa dos idosos bastante reduzida.
Uma pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos em barras horizontais de grupos de idades separados por sexo. As partes mais inferiores da pirâmide representam os grupos mais jovens em termos de faixas de idade, ao passo em que as suas partes superiores representam a população idosa.
Para criar uma pirâmide de população usando o Tableau, primeiro separe a população (medida) em dois grupos, feminino e masculino e, em seguida, crie "compartimentos" para as faixas etárias que pretende representar na pirâmide populacional.