Por meio da centrifugação de uma amostra biológica, por exemplo, são obtidas duas fases: o precipitado (também chamado pellet), no qual estarão as partículas maiores e mais densas, e a fração que não precipitou (chamada sobrenadante), que contém as partículas menores e menos densas.
A centrifugação é um mecanismo de separação de misturas heterogêneas (entre sólidos ou componentes sólidos e líquidos) em que é utilizado um aparelho centrifugador para a realização da separação dos compostos por meio da sedimentação dos líquidos indissolúveis, considerando as diferentes densidades.
A centrifugação é uma operação unitária para separação de duas fases (camadas separadas) duma mistura por ação da força centrífuga a que fica sujeita, quando em movimento de rotação. A centrifugação é usada para separar sólidos em suspensão num líquido, constituintes de misturas coloidais e constituintes imiscíveis.
Por meio da força gravitacional gerada por um movimento de rotação em altíssima velocidade, a centrifugação da máquina separa a água da roupa. ... No caso da centrifugação química, a substância com densidade maior fica concentrada na parte inferior do recipiente, separada da substância menos densa do produto.
Ultracentrífuga analítica Isto determina a variação da concentração da substância dentro da amostra durante o processo de sedimentação, permitindo assim a caracterização de sistemas de macromoléculas (carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos) associadas.
Cuidados para uma centrifugação segura Usar cubetas adequadas ao tamanho dos tubos, evitando a quebra ou o deslocamento e má separação da amostra. Balancear os tubos para minimizar o risco de quebra, de acordo com mesmo volume de aspiração, tubos de tamanhos iguais, tubos do mesmo material.
Levigação - Essa técnica resume-se a submeter a mistura a uma corrente de água. O objetivo da levigação é o de fazer com que a substância mais densa permaneça em precipitado no fundo, enquanto a menos densa seja arrastada pela força da água.
O modo "centrifugar" serve para retirar o excesso de água das roupas e, assim, agilizar o processo de secagem. No entanto, é importante que você não o confunda com o modo "secagem" que, de fato, já entrega as roupas devidamente secas.