Símbolo oficial do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira. É composta por oito listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo. O verde representa as matas e o amarelo as riquezas minerais.
A faixa de prata lembra o Rio Paraíba, cuja história está ligada aos bandeirantes e, principalmente, por ter suas águas emergido a Santíssima Senhora Aparecida. Como suportes do brasão à destra (direita) e à sinistra (esquerda), hastes de arroz na sua cor natural, referentes à riqueza do município.
É formada por um retângulo verde, dividido por oito faixas brancas carregadas de sobre-faíscas vermelhas, dispostas duas a duas, no sentido horizontal e vertical.
O retângulo localizado no canto superior esquerdo representa o céu. As cinco estrelas brancas em seu interior simbolizam o Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro do Sul foi a constelação que inspirou dois dos antigos nomes do Brasil, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz.
Por meio do projeto de Lei nº 784/63, de 8 de agosto de 1963, a Assembleia Legislativa sanciona a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, criando assim, o município de Aparecida de Goiânia.
Aparecida de GoiâniaMunicípio do BrasilHistóriaFundação (99 anos)Aniversário11 de maio