A visão de pátria apresentada no poema é positiva e idealizada. As palavras "lá" e "cá" representam o lugar deixado para trás e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades. Os versos "As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá," indicam sentimento de desilusão do poeta.
Quais são eles e o que cada um representa? Os advérbios são: "cá" (aqui), que representa a terra do exílio, e "lá", que representa a terra natal.
Cá-Portugal (lugar para onde Gonçalves Dias foi ''exilado'' em aspas porquê ele estava apenas estudando em Portugal, mais precisamente na universidade de Coimbra). Lá- Brasil (terra natal do Poeta).
Na época que o poeta foi escrito, o Brasil passou por um processo de rompimento junto a Portugal e existia uma grande atenção ao nacionalismo. A visão de pátria é apresentada no poema quando o mesmo fala que sente saudades do Brasil, que são expressadas em 'saudades das terras'.
Saudosismo, exaltação da natureza, patriotismo exacerbado (UFANISMO) são três características do Romantismo neste poema.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
Significado de Lã substantivo feminino Pelo macio, espesso e longo, que cobre a pele dos carneiros, ovelhas e de outros animais. Tecido feito com esse pelo: casaco de lã. ... Etimologia (origem da palavra lã). Do latim lana.
São os advérbios "lá, cá, aqui" que nos localizam geograficamente no poema. Formalmente, o poema apresenta redondilhas maiores (sete sílabas em cada verso) e rimas oxítonas (lá, cá sabiá), menos na segunda estrofe.
2 - No poema, as palavras "lá" e "cá" aparecem repetidamente. O que elas representam para o eu poético? O lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.