A matriz transposta (indicada pela letra t) é aquela que apresenta os mesmos elementos de uma linha ou coluna comparada com outra matriz. No entanto, os elementos iguais entre as duas são invertidos, ou seja, a linha de uma apresenta os mesmos elementos que a coluna de outra.
É representada por In, matriz quadrada de ordem n. Uma matriz transposta é uma matriz resultante da troca ordenadamente de linhas pelas colunas de outra matriz. Se temos uma matriz A, então a transposta de A tem notação At. Exemplo: Seja a matriz A = [aij]mxn, a matriz transposta de A é At = [aij]nxm.
Especificações e limites de planilha e de pasta de trabalhoRecursoLimite máximoPastas de trabalho abertasLimitado pela memória disponível e pelos recursos do sistemaNúmero total de linhas e colunas em uma planilha1.048.576 linhas por 16.384 colunasLargura da coluna255 caracteresAltura da linha409 pontos
b) Numa matriz a coluna é a ênupla de elementos com o mesmo segundo índice. Exemplo: A segunda coluna de uma matriz A = (aij)3 x 3 é: c) A fila de uma matriz é a linha ou a coluna.
Matrizes são números reais estruturados em tabelas formadas por linhas horizontais e colunas verticais. Essa configuração facilita a execução de variados cálculos ao mesmo tempo. Os números, que são identificados como elementos, aparecem dentro de colchetes, parênteses, barras simples ou barras duplas.
No caso das equações com matrizes (equações matriciais), elas são equações cujas incógnitas são matrizes. ... Nestes casos devemos tomar cuidado ao operarmos as matrizes de um lado para o outro da igualdade. Exemplo: Resolva a equação a seguir: X+B=2A, utilizando as mesmas matrizes do exemplo anterior.
Os elementos de uma matriz podem ser definidos como números reais, números complexos, expressões matemáticas e mesmo outras matrizes. Ex. 1. Elementos podem ser referenciados através de índices entre parênteses, como usual, por exemplo, A(1,3), x(2) etc.