As cores do Olodum formam a base do Pan-africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae; a cor verde representa as florestas equatoriais da África, o vermelho é o sangue da raça negra, o amarelo, o ouro da África, o preto é o orgulho da população negra e o branco, a paz mundial.
O verde representa as florestas equatoriais da África, o vermelho o sangue da raça negra, o amarelo o ouro da África, o preto o orgulho da raça negra, o branco a paz mundial. 5Em 1983, foi criado o Projeto Rufar dos Tambores, hoje chamado Escola Criativa Olodum.
Segundo Zulu Araújo, do departamento de cultura do Olodum, em documento de circulação interna do bloco: "As cores do Olodum, basicamente, são as cores do Pan-africanismo e simbolizam respectivamente: o verde, as florestas equatoriais africanas; o vermelho, o sangue da raça negra; o amarelo, o ouro da África, a maior ...
Irmão Lázaro Neguinho do SambaPercussãoGermano MeneghelCantor principal Olodum/Membros
O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida.
"A vivência da dura realidade social e a existência da discriminação racial transformaram-se na essência e na inspiração do protesto; a busca pela afirmação das raizes pluricülturais fez com que a cada ano o Olodum levasse os foliões a uma viagem, contando a história do seu novo povo, a história do samba-reggae, a ...