A Ponte Pênsil de São Vicente é uma ponte pênsil que liga a ilha ao continente, situada no município paulista de São Vicente. ... Originalmente concebida em 1910 como uma maneira de transportar o esgoto da cidade de Santos e São Vicente, a construção começou em 1911 e a ponte foi inaugurada em maio de 1914.
A Ponte Pênsil de São Vicente, localizada entre os Morros dos Barbosas e Japuí na cidade de São Vicente (SP), é responsável pela ligação da ilha ao continente e é considerada um marco na construção de pontes pênseis no Brasil: ela foi a terceira da nossa história e um marco do desenvolvimento do litoral paulista.
A história da Ponte Pênsil começou em 1910. ... Em resumo, a ideia central era que a ponte desse suporte à instalação de uma tubulação para conduzir o esgoto coletado em Santos e São Vicente para lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, onde hoje fica Praia Grande.
A principal característica das pontes pênseis é sua sustentação por meio de pen- durais apoiados em cabos de aço ou barras articuladas, estendidos em curva, apoiados sobre torres e ancoradas nas extremidades em rochas ou blocos maciços de concreto.
164 metros Tem 164 metros de extensão. É a única ponte pênsil do Brasil com laterais e piso revestidos em madeira.
maio de 1914 Ponte Pênsil - São Vicente -SP/Inauguração
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
O marco histórico começou a ser construído pelos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave em 1910. A proposta visava melhorar as condições sanitárias de São Vicente, um suporte para a instalação de tubulações que conduziam o esgoto sobre o Mar Pequeno.
A ponte pênsil é um tipo de ponte suspensa, que é sustentada por sistema de cabos e mastros. Na ponte pênsil os cabos principais partem de um mastro a outro formando uma parábola. Dos cabos principais partem os cabos de sustentação da plataforma, que são verticais e espaçados igualmente.