O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Corte da pele As glândulas sudoríparas também desempenham importante papel na regulação da temperatura do corpo. O suor, ao evaporar-se, tira calor da pele e do sangue que passa por ela. Os pelos exercem um sistema de isolamento exclusivo dos mamíferos, que é análogo às penas das aves.
Mecanismos da termorregulação Os animais podem ser divididos em endotérmicos e ectotérmicos com base na regulação de sua temperatura. Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente.
A temperatura da pele tende a variar de acordo com a temperatura do ambiente, com o grau de exposição solar, a prática de atividades físicas e outros fatores. Além da sudorese, o aumento da temperatura - em especial do rosto - causa uma vasodilatação.
Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.
A temperatura do corpo dos seres vivos é muito importante para o equilíbrio do organismo. A temperatura basal, por exemplo, é a temperatura do nosso corpo assim que acordamos, ou seja, antes que se faça qualquer atividade física, indica desequilíbrios no nosso metabolismo, como hipertireodismo e também a ovulação.
Um dos métodos da termorregulação é a dilatação dos vasos sanguíneos cutâneos para que haja um remanejamento do débito cardíaco para a periferia. Desta forma, devido ao fluxo sanguíneo, há um aumento da temperatura cutânea permitindo assim que o calor seja eliminado por radiação e convecção para o ambiente.
Evaporação-sudação = é a forma mais eficiente que o corpo humano tem de perder energia calorífica para o meio ambiente, e se dá através das seguintes formas: perda de vapor d´água pelos pulmões (desprezível para o homem); perspiração (difusão de água através das camadas superficiais da pele para a superfície); sudação ...
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.