Mas alguns riscos sempre existem e são minimizados quando o praticante tem consciência de sua limitação física. Um traceur que tem ótima condição física, musculatura bem definida e um grau de flexibilidade bom, resiste melhor aos impactos com o solo, o que reduz os riscos de lesões.
Le Parkour ou Parkour é uma prática que tem como objetivo se deslocar de um ponto a outro com rapidez e velocidade usando o próprio corpo como equipamento. É da língua francesa de onde veio a palavra Parkour.
Entretanto, muitos praticantes não estão cientes dos riscos de lesão atribuídos à prática desta modalidade. ... As principais lesões auto-relatadas foram entorses, escoriações, contusões e lesões ligamentares. A articulação mais frequentemente acometida foi a do tornozelo.
Conclusão Conforme os resultados, pode-se concluir a preocupação, atribuída pelos praticantes de Parkour, com a preservação do corpo e a manutenção da saúde diante do desenvolvimento de força física e mental para uma permanência na prática em longo prazo.
Mas quais seriam as práticas esportivas mais suscetíveis a contusões? "Dentre os esportes, os que mais apresentam esse risco estão os coletivos e de contato, dentre eles o futebol, o basquete, o handebol, o vôlei e as lutas em geral", conta o Dr. Marcos. Evitar esse tipo de problema não é tão complicado quanto parece.
Correndo em direção à parede é necessário aterrissar com os dois pés mais ou menos na altura da cintura e segurar o topo com as mãos. Cuidado para não inclinar o tronco para frente ou para trás para evitar desequilibrar o corpo e sempre aterrisse com os pés antes de grudar as mãos na parede.
A prática do Parkour explora diversas qualidades físicas: força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, agilidade, entre outras.
A modalidade básica é o slackline, estilo pelo qual a maioria dos iniciantes começa. O objetivo consiste em atravessar a linha de um ponto ao outro ou manter-se estático por um determinado período de tempo sobre a fita.
Confira os principais cuidados: Amarrá-las em locais que não possuem boa resistência pode causar graves acidentes. – Preferencialmente, o slackline deve ser praticado em locais que podem amortecer a queda, como na areia ou na grama. – Assim como qualquer outro exercício, o ideal é começar com um bom aquecimento.
O praticante do Parkour é chamado de traceur (algo como traçador – de rota – em português), e as praticantes, de traceuses (feminino de traceur). Seu objetivo é tentar encontrar um meio de fazer os caminhos que as pessoas normalmente fariam andando, de maneiras diferentes.