Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
Mas na verdade a estrela não tem esse formato. Acreditem! As estrelas são esferas, como os planetas. Olhando para o céu estrelado podemos perceber que as estrelas cintilam e esse brilho intermitente dá uma impressão de pequenas pontas ao redor de cada uma das estrelas do céu.
O período de evolução das estrelas, que ocupa a maior parte das suas vidas, segundo a astronomia, é um peróodo de grande estabilidade. Durante essa fase do seu desenvolvimento, que dura bilhões de anos, as estrelas apresentam um comportamento altamente estável, transformando hidrogênio em hélio para gerar luz e calor.
Desde os tempos mais remotos, as estrelas constituíram tanto um refúgio quanto uma referência para os seres humanos. ... Nós agora sabemos que as estrelas são muito mais importantes para nós do que poderiam i- maginar as civilizações antigas. Palavras-chave: Astrofísica; estrelas; elementos.
Alguns tipos de estrelas são: anãs brancas, anãs marrons, gigantes vermelhas, supergigantes azuis, estrelas de nêutrons e estrelas variáveis.
As estrelas não se distribuem uniformemente pelo universo, mas são normalmente agrupadas em galáxias, junto com gás e poeira interestelares.
Para se ter noção da dimensão das estrelas, saiba que o Sol é uma estrela pequena. No entanto, ele tem um diâmetro de 1 milhão e meio de quilômetros (o que equivale a cerca de 1 milhão de planetas Terra).
Os astrônomos classificam as estrelas pelo tamanho e pela temperatura superficial. Conforme seu tamanho, as estrelas podem ser chamadas de supergigantes, gigantes brilhantes, gigantes, subgigantes, anãs ou normais e subanãs.
O que mantém as estrelas estáveis é um equilíbrio entre a força gravitacional (que tende a puxar todo o seu conteúdo para o centro) e a pressão (que faz com que os gases se expandam). Quanto maior a temperatura, maior a pressão. Os tamanhos das estrelas podem ser bem diferentes.
A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático. ... Seu tempo de vida na SP é da ordem de 10 milhões de anos.