"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." – Paulo Freire, em "Pedagogia do oprimido". ... O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador.
Em seu texto, o educador Paulo Freire defende a formação e capacitação constante dos professores para se tornem "processos permanentes" "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
Entende-se que uma práxis educativa não se refere somente às ações pedagógicas, mas também às suas intencionalidades políticas e formas de organização.
1. Que se mediatizou. 2. Que é conhecido ou divulgado pelos meios de comunicação social ou por qualquer suporte de difusão de informação.
Sugiro começar por "Conscientização", que apresenta a biografia e o método; seguida de "Educação como prática da liberdade" e "Pedagogia do oprimido". Esses dois últimos ajudam na compreensão de como o método de educação de jovens e adultos se transformou em uma epistemologia da educação [uma teoria do conhecimento].