ser gauche na vida." Para alcançar a totalidade do sentido dos versos, deve-se saber que gauche significa "esquerdo" em francês - por "esquerdo", entenda-se "diferente", "incompatível" ou "deslocado".
Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde fosse azul, não houvesse tantos desejos.
A palavra "gauche" vem da língua francesa e significa "esquerdo". A expressão parece ser uma metáfora para quem é estranho, diferente, anda ao contrário da maioria.
No Poema de sete faces, o poeta retoma a passagem bíblica referente à morte de Cristo. Ele fala de vários assuntos: da infância, do desejo sexual desenfreado dos homens, questiona sobre o seu próprio eu e faz uma cobrança a Deus.
Assim, Carlos Drummond de Andrade se anuncia no "Poema de sete faces", de seu livro de estréia – "Alguma Poesia" (1930), fazendo jus à palavra gauche, de origem francesa, que corresponde a esquerdo, em português. ...
O anjo torto pode simbolizar um mau conselheiro que o aludiu de que somente um 'gauche' poderia ter uma existência feliz. A palavra "gauche" é francesa e corresponde a "esquerdo" em português e nesse caso adquiriu o sentido de desajustado. O eu-narrador seria "torto", "canhestro", gauche diante de si e do mundo.
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens.
"Quando nasci, um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada. Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir.
Significado de Telurismo substantivo masculino [Física] Magnetismo terrestre; sua ação. Geografia. Influência da natureza do solo no homem que o habita, na sua índole, costumes etc. Qualidade do que é telúrico.
Gauche e coxo são palavras que têm sons parecidos e ambas conotam uma situação negativa, embora uma seja francesa e outra brasileira. Assim, nesse seu final, o poema de Adélia Prado sublinha a oposição entre o universo feminino e o masculino: ser coxo na vida é maldição pra homem / Mulher é desdobrável.