substantivo masculino Indivíduo eleito para exercer as funções legislativas no Senado; parlamentar membro do Senado Federal.
Os membros ou legisladores de um senado são denominados "senadores". Os senados modernos têm geralmente a função de avaliar e ponderar a legislação promulgada por uma câmara baixa, cujos membros são geralmente eleitos.
Membro do senado. Feminino: senadora ou senatriz.
A palavra "senador" vem do latim "senatus", que significa senil. Os senadores romanos também eram conhecidos como otimates – uma referência aos mais sábios – ou preparados – entre os cidadãos comuns que formavam as assembleias da plebe, onde o requisito da idade era menor.
O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado da Câmara dos Deputados, faz parte do Poder Legislativo da União.
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.
Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores, num total de 81, para mandatos de oito anos. Numa eleição são escolhidos um terço dos senadores, como ocorre este ano, e, na seguinte, os outros dois terços. O Senado é dirigido pela Mesa ou Comissão Diretora, eleita pelos senadores a cada dois anos.
A abreviatura de senador (sen.) só deve ser usada para textos da creditagem e do crawl.
O Senado Romano era um conselho de anciões formado pelos chefes dos clãs que habitavam a cidade de Roma. ... Durante a Monarquia Romana (séculos VIII a VI a.C.), quando foi formado o Senado, sua função era a de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade.