Rolagem é um termo que pode ser usado em diferentes contextos, mas, de maneira geral, refere-se a prorrogar o prazo de alguma coisa. Por exemplo, rolagem de dívida é a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida. Rolagem de opções é a prorrogação do prazo de uma operação financeira com opções.
As operações de rolagem, ou spread calendário, como também são conhecidas, são estruturas que permitem a negociação de dois vencimentos mutuamente, sequenciais ou não, de um determinado contrato futuro, através da apregoação da diferença de preço existente entre os vencimentos.
A rolagem é quando você quer manter a mesma estratégia, que está ou não se aproximando do vencimento, em que você continua acreditando nela. Dessa forma, você pode passá-la para outro strike, mantendo o mesmo vencimento e estratégia ou você passa para o vencimento seguinte.
Então, de novo: daytrade é quando compramos e vendemos (ou vendemos e recompramos) um mesmo ativo no mesmo pregão. Quando você "rola" de um vencimento para o outro, em uma operação com opções, você não está operando um mesmo ativo.
Liquidação e rolagem A rolagem do Termo nada mais é do que a criação de um novo Termo da mesma ação. Na prática, o investidor liquida o Termo e toma um novo imediatamente. Será creditado ou debitado da conta do cliente a diferença entre o preço a Termo e o preço da rolagem.
No momento, não é mais possível realizar a operação de rolagem diretamente pelo spread, sendo necessário recomprar a sua posição vendida na série atual para em seguida lançar as opções da nova série. Lembrando que para esta recompra será necessário possuir o saldo disponível em conta para encerrar a sua operação.
Como fazer a rolagem dos contratos futuros? A operação de rolagem é transformada automaticamente em duas posições: uma no primeiro vencimento, chamado de ponta curta, e uma segunda (a ponta longa).
A data de vencimento de um contrato futuro refere-se ao dia de expiração do contrato. Após este dia, o contrato futuro perde completamente o seu valor de mercado. Na data de vencimento de um contrato futuro, compradores e vendedores deste contrato têm suas posições em aberto encerradas.
Estratégia de opções: Trava de Baixa (ou Reversão) Também conhecida como reversão ou "call bear spread", a estratégia trava de baixa consiste em vender uma opção com preço de exercício mais baixo e comprar a mesma quantidade de opção com preço de exercício mais alto.